Início Destaques CDER reuniu entidades profissionais em São Paulo

CDER reuniu entidades profissionais em São Paulo

Termos de fomento e cadernos técnicos foram destaque no encontro

O Colégio de Entidades Regionais – CDER-SP realizou na quarta-feira, 7, sua reunião ordinária de agosto no auditório da Sede Angélica do Crea-SP, reunindo representantes de entidades de classe e instituições de ensino do Estado.

Ao lado do coordenador do CDER-SP, Eng. Mamede Abou Dehn Junior, e de seu adjunto, Eng. Renato Archanjo de Castro, compuseram a mesa diretora dos trabalhos o chefe de gabinete do Crea-SP, Daniel Montagnoli Robles; a diretora de entidades de classe do Crea-SP, Eng. Agr. Ana Meire Coelho Figueiredo; o superintendente de Colegiados Eng. Gumercindo Ferreira da Silva; e o conselheiro federal suplente Carlos Eduardo de Souza.

Representando o presidente do Conselho, Eng. Vinicius Marchese Marinelli, que na data participava do Congresso Brasileiro de Engenheiros Civis em Florianópolis, o chefe de gabinete informou que, devido à expressiva apresentação de termos de fomento pelas entidades (458 em comparação aos 73 termos do período anterior), a Presidência irá priorizar uma estratégia que possibilite atender a toda essa demanda, que representa um montante de 16 milhões para repasse às entidades para o desenvolvimento de suas atividades de valorização profissional.

Na abertura dos trabalhos, o engenheiro Mamede apresentou os cadernos técnicos “Normas técnicas aplicadas na construção de edifícios” e “Cuidados na aplicação de fios e cabos para instalações elétricas prediais”, desenvolvidos pela União das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Centro Norte – Unacen, por meio das entidades de Bebedouro, Monte Alto e Batatais, com o objetivo de orientar os profissionais quanto à correta aplicação das normas técnicas da ABNT desde o projeto até a manutenção de edifícios e os cuidados para o desenvolvimento de Projeto do Sistema Predial de Eletricidade de Baixa Tensão e os perigos associados à utilização incorreta de fios e cabos elétricos.

Os conselheiros Eng. Francisco Innocêncio Pereira (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Monte Alto) e Eng. Auro Doyle Sampaio (Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas – ABEE) ressaltaram a gravidade e a importância do assunto, destacando as iniciativas de suas respectivas entidades.

O crescente interesse das entidades na apresentação dos termos de fomento foi novamente destacado pelo engenheiro Mamede, que detalhou as informações apresentadas anteriormente pelo chefe de gabinete.

As boas práticas desenvolvidas pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Osasco – AEAO no trabalho de valorização profissional em sua região também foram destacadas pelo coordenador do CDER-SP como modelo de gestão a ser seguido pelas demais entidades, com destaque para suas iniciativas na área de comunicação, ressaltadas pelo coordenador adjunto (foto acima), e a importância do cumprimento da missão e dos valores definidos em seu regimento.

Produzido pelo Departamento de Comunicação do Crea-SP

Reportagem: Jornalista Perácio de Melo – DCOM/SUPGES

Colaboração: Estagiários Ana Soares e Guilherme Almeida