Início Notícias CREA/SP Força-Tarefa do Crea-SP conclui terceira etapa de fiscalização no ano.

Força-Tarefa do Crea-SP conclui terceira etapa de fiscalização no ano.

Municípios das regiões de Barretos e Araraquara são o foco desta fase

Na abertura da 3ª etapa de fiscalização da Força-Tarefa em 2019, realizada em Araraquara (da esquerda para a direita), Eng. Luiz Carlos Zanella, presidente da Associação Araraquarense de Engenharia, Arquitetura e Agronomia; Sandra Fernandes Bandeira, gerente da UGI Araraquara; Carlos Consolmagno, gerente da GRE-10; e Eng. Luiz Alberto Grecco, inspetor-chefe em Araraquara   

O Crea-SP concluiu na sexta-feira (22) a terceira fase das ações de fiscalização que fazem parte do seu programa anual desenvolvido em centenas de municípios do Estado. Contando sempre com uma força-tarefa composta de 20 duplas de Agentes Fiscais oriundos de todas as Regiões Administrativas do Conselho, as ações foram lançadas simultaneamente nas cidades de Barretos e Araraquara na segunda-feira (18), e abrangeu mais de 80 municípios de ambas as regiões.

Neste ano a força-tarefa do Crea-SP está fiscalizando o exercício profissional em diversas áreas de mineração, águas subterrâneas, barragens de contenção e hidrelétricas, indústrias de todos os segmentos (principalmente as vinculadas aos setores de petróleo, alimento, química, farmacêutica, borracha, cerâmica, bebida e agroindústria) e as chamadas “obras de arte da engenharia” (pontes, passarelas, túneis e viadutos) – além de estabelecimentos hospitalares, a exemplo de anos anteriores.

Acima, Agentes Fiscais e gestores no lançamento da ação de fiscalização na cidade de Araraquara. Foto: divulgação

Os resultados da primeira semana de fiscalização (de 11 a 15 de fevereiro) serão apresentados na 1ª Etapa do Colégio Regional de Inspetores 2019, a ser realizada em Araçatuba, no dia 5 de abril. No dia seguinte (6), o Crea-SP realiza, no mesmo local, o Congresso Regional de Profissionais – CRP, na primeira das etapas preparatórias para o Congresso Estadual de Profissionais (CEP) e o para Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que acontecem no Sistema Confea/Crea a cada três anos.

Já os resultados desta terceira semana de fiscalização, que se encerra hoje, serão apresentados na reunião do Colégio Regional de Inspetores a ser realizada em Ribeirão Preto, nos dias 10 e 11 de maio, simultaneamente à terceira etapa do Congresso Regional de Profissionais – CRP.


Gestores e Inspetores do Crea-SP na abertura da ação em Barretos. Foto: divulgação

A quarta etapa das ações de fiscalização para 2019 está prevista para acontecer de 1º a 5 e abril, com lançamento nas cidades de Campinas e Limeira, abrangendo dessa vez mais de 100 municípios daquelas regiões.

A respeito do trabalho que as forças-tarefas vêm desenvolvendo, o presidente do Crea-SP, Eng. Vinicius Marchese Marinelli, vem reforçando que, “nos últimos dois anos, já vínhamos fiscalizando algumas dessas atividades, como as dos estabelecimentos de saúde públicos e privados e seus equipamentos médico-hospitalares, além de outras que pudessem prejudicar o meio ambiente, em usinas de açúcar e álcool, empresas de extração de minérios, poços artesianos, aterros sanitários, indústrias e empreendimentos da área agronômica, como a produção de sementes e mudas, armazenamento e coleta de embalagens”.

“Também dedicamos – destaca Vinicius – especial atenção aos grandes empreendimentos e obras de grande porte, parques de diversões e outros locais de entretenimento, e ainda as concessionárias de serviços públicos. O que estamos fazendo em 2019 é a continuidade de um planejamento que iniciamos nos primeiros dias da nossa gestão”.


Agentes Fiscais da Força-Tarefa em Barretos. Foto: divulgação

ACOMPANHE, NA TABELA ABAIXO, O CRONOGRAMA DE AÇÕES DE FISCALIZAÇÃO DA FORÇA-TAREFA.
 

EVENTOREGIÃOLOCALDATA/PERÍODO
FORÇA-TAREFA (1)GRE01 e GRE09ARAÇATUBA e S. J. DO RIO PRETO11 a 15/2
CRI / CRP (1)GRE01 e GRE09ARAÇATUBA5 e 6/4
FORÇA-TAREFA (2)GRE08 e GRE11GARÇA e SÃO ROQUE25/2 a 01/3
CRI / CRP (2)GRE08 e GRE11BARRA BONITA26 e 27/4
FORÇA-TAREFA (3)GRE03 e GRE10BARRETOS e ARARAQUARA18 a 22/3
CRI / CRP (3)GRE03 e GRE10RIBEIRÃO PRETO10 e 11/5
FORÇA-TAREFA (4)GRE02 e GRE12CAMPINAS e LIMEIRA1 a 5/4
CRI / CRP (4)GRE02 e GRE12AMERICANA24 e 25/5
FORÇA-TAREFA (5)GRE04 e GRE05PERUÍBE e  CAJAMAR22 a 26/4
CRI / CRP (5)GRE04 e GRE05PRAIA GRANDE14 e 15/6
FORÇA-TAREFA (6)GRE06 e GRE07TAUBATÉ e SANTO ANDRÉ13 a 17/5
CRI / CRP (6)GRE06 e GRE07SÃO JOSÉ DOS CAMPOS5/7 e 6/7
 

ABAIXO, O REGISTRO DE ALGUMAS ATIVIDADES FISCALIZADAS NA SEMANA:

Fonte: www.creasp.org.br